Florianópolis inaugura primeiro Serviço de Reabilitação Fisioterápica pós-Covid-19

Compartilhe

Serviço será integrado com atenção primária à Saúde que já oferece acompanhamento nos Centros de Saúde

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura nesta quinta-feira, 1º de julho, o primeiro Serviço de Reabilitação de Fisioterapia pós-Covid-19. O local funcionará na Policlínica Sul e terá encaminhamento pelas equipes de Saúde da Família. A equipe inicial na Policlínica Sul será formada por fisioterapeutas com formação na área respiratória para atuar na avaliação e reabilitação dos pacientes. Demais categorias profissionais podem vir a se inserir dependendo da necessidade.

O serviço funcionará nas terças e quintas-feiras, das 13h às 19h, e fará atendimento mediante encaminhamento das equipes de saúde da família. Os fisioterapeutas avaliam o tempo de atendimento para cada paciente, conforme o grau de dificuldade relatado avaliado pelos responsáveis. Sendo assim, o tratamento pode chegar até 6 semanas de acompanhamento.

Acima de tudo, o tempo é necessário para o completo reestabelecimento da função pulmonar e das atividades funcionais indispensáveis à realização das atividades de vida diária sem mostrar dificuldades.

Publicidade

O atendimento é para pessoas que apresentam sinais respiratórios ou que estão com alguma dificuldade para realizar tarefas diárias, conforme avaliação da equipe de Saúde da Família. O atendimento, ou consulta, se há demanda espontânea na Unidade, deve ser feito por meio da equipe de Saúde da Família. Todos os contatos estão disponíveis por meio do link: https://sus.floripa.br/centrosdesaude/.

Por fim, as Unidades de Saúde já realizam serviço de reabilitação pela equipe multiprofissional e farão encaminhamento para o Serviço de Reabilitação das policlínicas, quando necessário.

WhatsApp chat