Festival Transforma revela curtas-metragens selecionados para mostra.
Principal vitrine audiovisual LGBTQIA+ do sul do Brasil, evento acontece entre os dias 16 e 20 de novembro, na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis
Cercada de grande expectativa, a organização da IV Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, anunciou os curtas-metragens que irão colorir a Mostra Competitiva de 2022. Assim, 44 produções nacionais, originárias de quinze estados brasileiros e do Distrito Federal, entraram para a corrida dos prêmios “Unicórnio de Ouro”. O evento, único do segmento em atividade no sul do Brasil, acontecerá na Sala Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, de 16 a 20 de novembro.
Recorde de participação
No total, foram inscritos 110 curtas-metragens, vindos de 51 cidades brasileiras, a qual passaram por uma minuciosa seleção, conduzida por grandes especialistas no cenário nacional.
“Estávamos esperando um número menor de inscrições devido ao período pandêmico onde muitas produções foram canceladas ou paralisadas. Entretanto, recebemos muitos filmes que foram viabilizados a partir dos recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc, o que nos deixou extremamente contentes. São curtas que narram diferentes vivências, histórias e afetações da comunidade LGBTQIA+ brasileira, o que por si só já é muito importante para reconhecermos quem somos e onde estamos. Recebemos filmes com alta qualidade, não apenas estética, mas também de narrativa”. Conforme afirma Thomas Dadam, produtor executivo do festival.
Unicórnio de Ouro
Os filmes selecionados vão passar por uma comissão de especialistas e pelo público participante. As produções vencedoras, divididas por categorias especiais, serão contempladas com o “Troféu Unicórnio de Ouro” no encerramento do festival, 20 de novembro, dia da consciência negra.
Portanto, confira a seleção de 2022 no site oficial: www.festivaltransforma.com.br
O festival mais colorido do sul do Brasil
Produzido pela BAPHO Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a Transforma é um projeto financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2021), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).
Sendo assim, desde a sua primeira edição, realizada em 2018, o festival recebeu 542 curtas-metragens de todas as regiões do Brasil.
Então, agende:
IV Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina
Dias:16 a 20 de novembro.
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura
Instagram: @transformafest
Facebook: Facebook.com/transformafest