Fernando Boppré lança livro na Fundação Cultural BADESC

Compartilhe

“Sándor Lénárd no Fim do Mundo” é a 2º obra do historiador e escritor, o evento gratuito acontece em 28 de abril

Na quinta-feira, 28 de abril, acontece o lançamento do livro “Sándor Lénárd no Fim do Mundo” de Fernando Boppré, na Fundação Cultural BADESC. O historiador e escritor nascido em Florianópolis, que hoje reside em Chapecó, participa do evento e fará uma palestra antes do lançamento dos livros. A entrada é gratuita.

A publicação, com 118 páginas da Editora Humana, é uma homenagem a um dos maiores nomes da literatura húngara que viveu as duas últimas décadas na cidade de Dona Emma, em Santa Catarina. Sándor Lénárd, nascido em Budapeste, em 1910 e que morreu em 13 de abril de 1972, foi escritor, tradutor, musicista, desenhista e médico. Ele chegou ao Brasil em 1952 fugindo da perseguição nazista.

De acordo com o Boppré, foi em Santa Catarina que Lénárd escreveu grande parte da sua obra e neste lançamento é possível conhecer mais sobre o autor húngaro.

“O livro é um esforço de pesquisa entorno de um nome ainda pouco conhecido no Brasil por conta da falta de traduções ao português. Por enquanto, foi publicado apenas ‘O vale do fim do mundo’, pela extinta editora Cosac Naify, em 2013. A minha opção foi enquadrar o momento em que Lénárd está morando na cidade catarinense, que por sinal, é a protagonista do livro ‘O vale do fim do mundo”. Conforme destaca Boppré.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis/SC. Acima de tudo, a visita é gratuita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Chamada pública para lançamento de livros

Até 11 de junho de 2022 interessados em fazer o lançamento de publicações na Fundação Cultural BADESC podem se inscrever na chamada pública para cessão de espaço para lançamento de livros. No entanto, existem alguns requisitos. A norma completa e o requerimento, que precisa ser enviado junto com a inscrição. Dessa forma, está disponível no site fundacaoculturalbadesc.com.    

Sobre o autor:

Nascido em Florianópolis, hoje vive em Chapecó (SC). Historiador e escritor, mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), autor do livro de poemas “Poço certo” (Caiaponte Edições, 2020). Escreveu e dirigiu o filme “Pequenos desencontros” (2009), baseado no conto de Silveira de Souza. Foi curador e diretor do Museu Hassis e chefe de serviço do Museu Victor Meirelles (IBRAM), e ainda é livreiro da Humana Sebo e Livraria.

Então, agende: Palestra e lançamento do livro “Sándor Lénárd no Fim do Mundo” de Fernando Boppré

Data: 28 de abril – quinta-feira

Horário: 18h (palestra) – 19h (lançamento)

Local: Fundação Cultural BADESC – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis/SC

Entrada Grátis

WhatsApp chat