Feirão limpa nome está no Largo da alfândega.
O Feirão SERASA limpa nome estará no Largo da Alfândega, levando serviços gratuitos sobre o CPF, Score e crédito para a população da capital Catarinense. O propósito também é uma oportunidade para “limpar” o nome.
A jornada, que começou em São Paulo em janeiro e passará por mais 40 cidades até o fim do ano, fica em Florianópolis entre os dias 10 a 14 de março no Largo da Alfândega. Em dezembro de 2019, a cidade tinha 142.102 pessoas estavam inadimplentes. Isso faz com que a cidade esteja em quinto lugar no ranking de inadimplência da região Sul do país.
Contudo, em seus dois primeiros anos, o Itinerante possibilitou o atendimento de mais de 210 mil pessoas que puderam consultar seu CPF; conhecer e entender sua pontuação de crédito com o Serasa Score, além de simular e/ou contratar empréstimos no comparador de crédito online Serasa eCred.
Feirão Serasa Limpa Nome
Além de todos esses serviços, a expectativa é ainda maior, já que os consumidores que visitarem o caminhão terão acesso ao Feirão Serasa Limpa Nome, serviço de renegociações de dívidas atrasadas e/ou negativadas. Afinal os descontos podem chegar a 98% e a população poderá sair de lá com o boleto de pagamento em mãos.
Em 2020, o caminhão terá uma grande novidade: o consumidor terá a oportunidade de conhecer um programa que apresenta chances de renda extra. A Sumup, fintech de meio de pagamentos, promoverá treinamentos para quem quiser se tornar um novo consultor de vendas para suas maquininhas, com remuneração a cada transação realizada.
“A SumUp existe para colaborar com o crescimento dos microempreendedores, de forma que essas pessoas tenham acesso a tecnologias de pagamento que facilitem o recebimento por vendas de produtos e serviços prestados, com segurança, rapidez e taxas justas. Estamos felizes por fazer parte de uma ação importante de educação financeira como o projeto Serasa Itinerante, no qual, teremos a oportunidade de dividir conhecimentos e formar novos consultores da fintech em todas as regiões do país, preparando essas pessoas para que possam alcançar a mudança de vida que desejam”, afirma Fabiano Camperlingo, CEO da SumUp no Brasil.
Mapa da inadimplência
Segundo estudo desenvolvido pela Serasa Experian, em dezembro de 2019, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 63.3 milhões, 1,5% a mais do que em dezembro de 2018, quando eram 62,4 milhões. O montante alcançado pelas dívidas até dezembro de 2019 foi de R$ 256 bilhões, com o valor médio de R$ 4.043,00.
A maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos (37% do total). Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem dessa forma por 34,2% do total.
A inadimplência está dividida entre, 48,3% são homens, e 46,6% são mulheres. A maioria das dívidas foi contraída junto aos setores bancários, bem como de cartão de crédito, totalizando 27,8%. Ao mesmo tempo o setor de contas, como energia elétrica, água e gás respondeu por 20,4% do total de débitos em atraso. Do mesmo modo que o setor de varejo alcançou 12,3% do montante. Por outro lado o setor de telefonia respondeu por 11% da inadimplência.
Inadimplência por região
Além disso o estudo também mostra que, em dezembro de 2019, a região com maior percentual de inadimplentes do país era a Sudeste, com 45,5% do total, seguida pela região Nordeste, com 24,4%. O Sul ficou em terceiro, com 12,8% dos negativados. A região Norte registrou 9,3%, seguido da região Centro-Oeste, com 8,2%.
AGENDA: Serasa Itinerante
Data: De 10 a 14 de março
Horário: 8h às 18h.
Local: Largo da Alfandega