Exposição virtual divulga cultura Japonesa.
Até o dia 30 de junho será realizada a exposição virtual “Imin Matsuri”, com trabalhos de artistas com a temática japonesa. A mostra seria realizada no hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), porém, o espaço encontra-se fechado ao público devido à pandemia da Covid-19.
Dessa forma a exposição pode ser conferida em www.nipocultura.com.br, clicando em “eventos virtuais”.
A ação é realizada em parceria entre a BPSC e os realizadores dos Encontros com a Cultura Japonesa, que ocorrem de forma virtual às segundas-feiras. A programação das atividades inclusive poderá ser acessada também através da rede social da BPSC.
No último dia 18 de junho a imigração japonesa completou 112 anos em terras brasileiras. “Neste período a cultura japonesa criou raízes por aqui despertando interesse entre os não-descendentes. Muitos destacam-se nos esportes, nas artes, na gastronomia, na música, enquanto muitos japoneses e descendentes integraram-se à cultura do nosso país”, destaca uma das organizadoras da atividade, Hisae Yagura Kaneoya.
Artistas da mostra
Na mostra virtual será possível, por exemplo, conferir o trabalho de Alessandra Nascimento com Kamishibai; ou os desenhos e pinturas de Amanda Miyuki, Bruno Urata, Guilherme Beraldo, Yuina Takase, Sumiê de Nadir Ferrari e Telma Anita Piacentini; a xilogravura japonesa de Ana Barroso Calle; a música de Luigi Antonio Irlandini, Masami Ganev, Massashi Murahara, Henrique Elias Sulzbacher; nas artes marciais, Dulcimar Antonio Grando, Kasuo Konishi, Bruno Bastos Venâncio, Kaminowaza Dojo De Aikido, Paulo Pierin; esculturas e marcenaria de Ronaldo Fugihara, Celso Makoto, João Kawabata; Bonsai de Fabiano Costa; Cerimonia do Chá de Teresa Sell; Bordado Sashiko de Eneida Soares de Macedo, Marisa Mallmann, Silvana Scheuer Becker; Origami de Guilherme Beraldo, Acústico Harlley Dayvison, Morgana Tesman; cerâmicas de Marina Tak Marina Emi Uieara, Yuumi Takahashi; e as armaduras de Anderson Tsukiyama.
Por fim, neste período do ano em vários lugares do Brasil, acontecem eventos com a finalidade de ressaltar a cultura Japonesa. Contudo, devido a pandemia a maioria destas ações são virtuais.