Exposição HASSIS CARNAVAL estreia no Shopping Itaguaçu

Compartilhe

Obras retratam a alegria do Carnaval Brasileiro, são exibidas no espaço Itaguaçu + Arte até dia 4 de Março

Até o dia 4 de março, a Fundação Hassis traz do seu acervo uma exposição exclusiva de Hiedy Assis Corrêa, com obras inéditas para a Galeria + Arte, do Shopping Itaguaçu, na Grande Florianópolis. A exposição, “Hassis Carnaval”, tem, sobretudo, inspiração nas festas populares e tradicionais dos nativos da Ilha de Santa Catarina.

Trata-se de um recorte atento aos movimentos naturais e as tradições de ilhéus. Os elementos da música, principalmente movimentos, estandartes e fantasias locais foram captadas e eternizadas pelo artista, que sempre foi atento ao seu povo, aos costumes, aos hábitos da cidade onde se enraizou e viveu de forma intensa o dia a dia dos nativos.

Acima de tudo, Hassis eternizou as manifestações culturais e carnavalescas da Ilha dos anos 1960, 70, 80 e mais. A festa popular foi uma das maiores fontes de inspiração, além de revelar em cada obra detalhes e sutilezas que só quem viveu esse tempo pode decifrar.

Dessa forma, o artista decorou bailes de clubes, ornou ruas e avenidas, concebeu a folia em suas cores e traços. Sendo assim, suas obras representam a materialização dos momentos que viveu em uma das mais evidentes características do ilhéu: seu fascínio pelo carnaval.

Hassis

Nascido em Curitiba em 1926, Hassis mudou-se com a família para Florianópolis aos dois anos de idade. Fez parte do Grupo Sul, que nas décadas de 1940 e 1950 representou a vanguarda dos movimentos artísticos e literários de Florianópolis, foi um dos criadores do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis – GAPF, e entre 1961 e 1987 foi responsável pela decoração carnavalesca dos salões dos principais clubes sociais da cidade, entre eles o tradicional Clube Doze de Agosto. Igualmente, Hassis já participou de mais de duas centenas de exposições coletivas e seu currículo conta com 66 mostras individuais.

O Projeto

O Projeto + Arte Itaguaçu, tem intuito de homenagear e promover artistas locais sempre com a curadoria de Chris Ribeiro em cada exposição que ocorre todo mês. A  exposição “Hassis Carnaval”, conta com 13 obras exclusivas, selecionadas com a curadoria de Monique Fonseca e Luciana Paulo Corrêa, uma das filhas do artista e também diretora da Fundação Hassis. No entanto, a Galeria fica aberta para visita até dia 4 de março, no espaço Itaguaçu + Arte, no piso 2, com entrada franca. Por fim, para mais informações, confira as redes sociais do shopping.

Então, agende:

O quê: Exposição “HASSIS CARNAVAL” – Hiedy Assis Corrêa

Quando: até 4 de março

Onde: Piso 2, na Galeria Itaguaçu +Arte

Entrada franca.

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.

Produção Cultural: Chris Ribeiro

 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat