Espetáculo “Cadê”, da Cia Dalecirco estreia dia 22 no Youtube.

Compartilhe

Ana Paula Grigoli, interpreta a personagem Pituca da Rosa

O espetáculo “Cadê”, da Cia Dalecirco, estreia neste sábado, dia 22, no canal de YouTube da CIA, que este ano faz dez anos. Dessa forma, em seu primeiro espetáculo solo, Ana Paula Grigoli dá vida a Pituca da Rosa. A personagem já querida pelo público de Florianópolis. Agora, o diálogo é com o público infantojuvenil numa narrativa autoral, cheia de imaginação e descobertas.

A peça de teatro foi criada para ser feita presencialmente, mas por conta da Pandemia mas hoje está adaptada para estrear on-line. Além de ficar acessível para ser vista a qualquer momento de 22 a 28 de maio. É gratuito. 

A história narra a imaginação de Pituca da Rosa dentro de sua biblioteca e a sua relação com seu livro tão querido. Para sua surpresa, descobre que é mágico. “A peça traz o livro como objeto de importância e entra no assunto educação sem moralismos e certezas, simplesmente mostrando o amor de Pituca da Rosa pela leitura”, conforme conta Ana Paula Grigoli, que também produziu e dirigiu o trabalho.

Acima de tudo, para contar essa história, Pituca da Rosa manipula mágicas, malabarismo, equilibrismo e mostra sua força como palhaça. Sendo assim, é alegre, sapeca e gosta muito de se comunicar.

Inspiração vinda dos livros

A ideia da peça surgiu para a atriz Ana Paula Grigoli, uma amante da literatura, após a leitura de um livro de Isabel Allende. “A partir daí, fiquei com vontade de desenvolver sobre isso com o olhar da palhaça Pituca da Rosa. A ideia da estante divertida e diferente veio junto como complemento”, relata.

Ana contou com orientação palhacística do palhaço e ator Ésio Magalhães, do Barracão Teatro/Campinas (SP), e orientação de manipulação de mágicas do mágico Júnior Pezzato, de São José (SC). Todo o trabalho foi feito on-line. O único profissional que esteve presencialmente no processo com Ana  foi o artista circense Carlos Velazquez,  companheiro da atriz e diretora, que montou o cenário e os objetos cênicos.

O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2019, Artes Populares, Fundação Catarinense de Cultura, com o projeto “LivraRIA Espetáculo Solo da Palhaça Pituca da Rosa”.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

Teatro em tempos pandêmicos

Conceber, produzir, ensaiar e estrear uma peça de teatro já é algo complexo. Em tempos de Pandemia, quando o universo virtual se tornou a única chance para trabalho e expressão de artistas com segurança, gravar, editar, bem como finalizar e transmitir se tornou condição básica para seguir em frente. 

De acordo com Ana esses processos comuns ao trabalho de quem atua no audiovisual passou a fazer parte da rotina nesta Pandemia. “Os ensaios com o orientador de palhaçaria foram desafiadores, pois foram encontros semanais no qual eu me preparava ensaiando e gravando as cenas para ele. “Foram 30 vídeos gravados e enviados. Isso foi muito trabalhoso, pois, enquanto filmava, às vezes vinha barulho da rua ou o sol baixava e eu tinha que parar e arrumar o espaço com mais luz, sem falar dos erros que acontecem. Tive que repetir muitas vezes”, conta ela, que montou todo o cenário dentro da sua própria casa.  

Durante o trabalho para ensaiar e gravar surgiram muitas dúvidas, porém na mesma proporção, aprendizados e inovação. Agora a descoberta será sobre como o público vai receber o show o e como a reação de quem está do outro lado da tela virá para a artista. “O retorno e troca presencial tem um força e verdade já compreendidos, enquanto ainda estamos descobrindo isso na via virtual. Isso, às vezes, traz um distanciamento que a própria situação impõe. É desafiador entender isso e romper essa barreira, na medida do possível”, diz Ana.

Por fim, confira os detalhes para prestigiar o Espetáculo

O quê : Espetáculo “Cadê”, da Cia Dalecirco, com a palhaça Pituca da Rosa

Quando: 22 a 28 de maio

Onde: Canal do Youtube/Dalecirco (clique AQUI)

Instagram: @dalecirco

WhatsApp chat