Escola do Mar realiza ações educativas para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos

Compartilhe

O projeto visa informar a população sobre a importância dos ecossistemas marinhos e costeiros.

No Dia Mundial dos Oceanos (8/6), quarta-feira, a Escola do Mar e diversas instituições parceiras realizarão uma ação de limpeza das praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, uma navegação pela Costa Norte e exposições envolvendo o meio ambiente e a sustentabilidade.

A limpeza das praias terá a participação das turmas de 9º anos das escolas básicas municipais, Virgílio dos Reis Várzea, Osmar Cunha, Albertina Madalena Dias e Intendente Aricomedes da Silva. O objetivo é informar aos estudantes e à comunidade local sobre a importância dos oceanos na vida do seres vivos.

Já as exposições ocorrerão em um terreno ao lado da sede da Escola do Mar, em Canasvieiras, e contarão com apresentações dos laboratórios da UFSC, do Projeto Tamar, Instituto do Meio Ambiente e outros, que abordarão assuntos sobre o ecossistema marinho e costeiro.

A navegação pela Costa Norte será destinada para as escolas municipais participantes da ação. Com capacidade para até 40 pessoas, um barco sairá do Trapiche de Canasvieiras com destino a Ponta das Canas e por fim, retornará para o local de embarque.

O QUE É A ESCOLA DO MAR?

É um projeto extracurricular da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis que desenvolve atividades para sensibilização e preservação ambiental marinha e costeira e educação Patrimonial com crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede de ensino da Grande Florianópolis e do Estado.

Algumas das atividades que realizam são: reconhecimento das áreas naturais e ecossistemas marinhos e costeiros da Ilha de Santa Catarina e região, valorização da cultura e história local, articulação interdisciplinar a partir de diferentes espaços educativos e formação continuada dos profissionais educadores.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS:

Exposições – Horário: 9h às 12h
Local: Rua Antenor Borges, 409 – Canasvieiras

– Desmitificando tubarões e raias – Laboratório de Biologia de Teleósteos e Elasmobranquios da UFSC

– “De repente, extraordinária! – Fritz Muller 200 anos” – Laboratório de Biodiversidade Marinha da UFSC

– Projeto TAMAR: Tartarugas Marinhas

– Projeto Escolas à Beira Mar: Ecoando sustentabilidade

– R3 Animal: Resgatar, reabilitar e reintroduzir animais

– Instituto do Meio Ambiente: Ações de educação ambiental do PAERVE (Parque Estadual do Rio Vermelho)

Ações educativas – Horário: 10h às 12h

– Limpeza de praias com a participação dos estudantes do 9º ano das escolas municipais

– Navegação pela Costa Norte

– Distribuição de mudas, sementes e adubos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente

WhatsApp chat