Nave Criativa

Deixe-se inspirar pela arte com as principais notícias sobre bandas, shows, discos, filmes e livros. Comunicação que constrói

Bem-estar

EPAGRI realiza curso gratuito sobre plantas alimentícias.

Compartilhe

Já pensou em colocar ora-pro-nóbis, hibisco, aroeira, erva-baleeira, moringa, língua-de-vaca, azedinha, picão-preto e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no prato? Basta saber identificar e usar essas plantas para aproveitar todo o sabor e os benefícios nutricionais que elas oferecem. 

É sobre as PANC que a Epagri realiza um curso on-line e gratuito, dia 22 de julho, às 14h (hora brasília). Portanto a capacitação é aberta a agricultores, pescadores, maricultores, técnicos, além de interessados no tema.

Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha.

“Falaremos sobre plantas e partes de plantas não convencionais disponíveis em Santa Catarina e outros locais nesta época do ano”, explica uma das palestrantes, Cristina Ramos Callegari, extensionista social e nutricionista da Epagri. Os outros palestrantes serão Altamiro Morais Matos Filho, extensionista rural e engenheiro-agrônomo, e Cassandra Pulceno, extensionista social e fisioterapeuta, ambos da Epagri.  

Di
Especies de PANCs – EPAGRI

Estímulo à produção e ao consumo

O curso faz parte do Projeto de Identificação, Cultivo e Uso de PANC, desenvolvido em Florianópolis. Além das capacitações, o projeto envolve outras ações de extensão rural com o objetivo de estudar e divulgar os benefícios dessas plantas, resgatando e assim popularizando o consumo e a produção.

Em 2019, foram realizadas oito oficinas no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis (Cetre), bem como, Gravatal e Garopaba. “Neste ano, realizamos uma oficina on-line com os participantes de Florianópolis e agora teremos esta edição estadual”, conta a extensionista Cristina.

“Os estudos são recentes e evidenciam um grande potencial em termos de nutrientes e compostos bioativos. A intenção é estimular a diversificação da alimentação incluindo alimentos disponíveis ao nosso redor para promover saúde”, diz Cristina.

 Clique aqui para conhecer algumas receitas com PANC.

Como participar da oficina

Dessa forma, a oficina será transmitida neste linkhttp://youtu.be/fvFYycAjZLs. Para obter certificado, é preciso se inscrever enviando mensagem para o e-mail (martacorreia@epagri.sc.gov.br) ou para o celular (48) 99912 3633 e registrar presença conforme formulário que será disponibilizado durante o curso.