Documentário “Anita: Amor, Luta e Liberdade”, estreia na NDTV l Record TV, neste sábado
Produção que homenageia o bicentenário da revolucionária teve sessão de pré-estreia
Está chegando a hora de os telespectadores da NDTV conhecerem o resultado de mais de seis meses de trabalho, no Brasil e na Itália, de uma equipe composta por cerca de 40 profissionais. Neste sábado, a partir das 13h, logo depois do Balanço Geral estreia o documentário “Anita – amor, luta e liberdade”. A revolucionária, nasceu em 30 de agosto de 1821, em Laguna (SC), e se tornou um símbolo de coragem e exemplo para muitas gerações. No ano em que é comemorado o bicentenário de Anita Garibaldi, a NDTV produziu, em parceria com o Instituto Cultural Anita Garibaldi, a série documental que conta a trajetória de lutas da heroína catarinense. “Anita: Amor, Luta e Liberdade”, mistura as linguagens ficcional, jornalística e documental e vai ser apresentada em quatro episódios.
Cerca de 60 convidados tiveram o privilégio de assistir à pré-estreia do documentário, em uma sessão especial no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. O presidente-executivo do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, foi um dos que assistiu à exibição. “Por ser um projeto feito por excepcionais profissionais, com texto de cinema na televisão, produção exemplar, esse trabalho é uma virada de chave da empresa, para que possamos realizar outros projetos, dois a três por ano, contando a história de Santa Catarina”, conforme Petrelli.
Cenas gravadas no Brasil e na Itália
As cenas de ficção tiveram como cenário o palco do Cine Teatro Mussi em Laguna. Outra linha da narrativa se passa em uma biblioteca, onde o jornalista Celito Esteves interage com uma adolescente resgatando os principais fatos da vida de Anita Garibaldi. Ainda em Laguna, a equipe gravou em diversos locais como no Centro Histórico da cidade, e nos molhes, onde aconteceu a Batalha de 15 de Novembro. As passagens de Anita por Imbituba, Lages e Curitibanos constam também no documentário. A equipe de “Anita: Amor, Luta e Liberdade” também visitou 5 cidades na Itália para mostrar os principais locais por onde ela passou e entrevistar historiadores, apaixonados pela história da nossa heroína e também bisnetas e um tataraneto de Anita.
Os quatro episódios de “Anita: Amor, Luta e Liberdade” vão ao ar a partir de amanhã (28), sempre aos sábados, a partir das 13h, logo depois do Balanço Geral. O argumento original é do Diretor Regional do Grupo ND em Florianópolis, Roberto Bertolin. Roteiro e direção de Isabela Hoffmann. A Direção de Produção é de Marcelo Campanholo e a Direção de Fotografia de Marcelo Feble. A atriz Lize Souza interpreta Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi vivido por Welington Moraes.
Quem foi Anita Garibaldi
Natural de Laguna, Ana Maria de Jesus Ribeiro foi uma revolucionária que lutou ao lado do marido, Giuseppe Garibaldi. Uma trajetória que começou em Laguna, na batalha pela instalação e manutenção da República Juliana (1839), seguiu para o Rio Grande do Sul, durante o período da Revolução Farroupilha (1835 – 1845), passou pelo Uruguai (1841) e terminou na Europa onde lutou pela Unificação da Itália (1847 – 1849). Por fim, Anita é admirada no Brasil e na Itália, por sua coragem ao acompanhar o marido em batalhas históricas e momentos épicos.
Fotos
Crédito: José Somensi