Defesa civil de SC alerta para ondas fortes e chuvas em todo litoral
PREVISÃO PARA SÁBADO (24)
Área de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina favorece o aumento de nuvens e pancadas de chuvas isoladas, mal distribuídas na porção oeste. Com a diminuição da intensidade da Tempestade Subtropical Potira (em alto mar, na altura do litoral de SC), o dia fica com sol e variação de nuvens dos Planaltos ao litoral. Ainda, deixa o mar agitado, com ondas de direção leste e altura de 1,5 m a 2,0 m, com picos de até 2,5 m, e ainda chance de ressaca no litoral. No entanto, durante o decorrer do dia as ondas diminuem de altura. Logo, o risco é baixo a moderado para desastres.
Dia começa com chance de geada no Planalto Sul, temperaturas baixas (5°C a 10°C, pontualmente pode ser menor) nos Planaltos, Meio Oeste e amenas (11°C a 18°C) nas demais regiões. A tarde, as máximas variam de 25°C a 28°C do Litoral Sul ao Litoral Norte e de 19°C a 25°C nas demais áreas. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais de até 40 km/h.
PREVISÃO PARA DOMINGO (25)
O avanço de uma frente fria sobre o estado favorece o aumento de nuvens no decorrer do dia e as pancadas de chuva isoladas. Estas começam pela manhã na porção oeste (onde podem vir acompanhadas de temporais isolados) e entre a tarde/noite, de forma isolada, nas demais regiões. O risco é baixo a localmente moderado para desastres. O dia começa temperaturas baixas (perto de 9°C) no Planalto Sul e amenas no restante do estado: 16°C a 21°C do Litoral Sul ao Norte e 11°C a 16°C nas demais regiões.
Contudo, a tarde, as máximas chegam aos 27°C no Litoral Norte, Baixo Vale, variam de 20°C a 25°C no Planalto Norte, Alto/Médio Vale, Grd. Florianópolis, Litoral Sul e de 16°C a 20°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/noroeste passando para o quadrante sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Assim também com rajadas de ventos ocasionais de até 45 km/h.
Por fim, durante todo o fim de semana, ondas com direção leste, altura de 2,0 m com picos de 2,5 m a 3,0 m e chance de ressaca em todo litoral. Acima de tudo, o alerta é da Defesa civil.