Deck é inaugurado no parque de Coqueiros.

Compartilhe

Moradores da área continental de Florianópolis ganharam um deck no parque de Coqueiros, que é um dos lugares mais visitados da região e onde se realizam ações e eventos.

O Deck era um pedido dos moradores, com 150 metros levou 6 anos para ser construído e agora serve de estrutura para observação do mangue.

A obra foi aprovada pelos órgãos ambientais e executado com recursos de um termo de ajustamento de conduta com a construtora que realizou a obra.

O Vice-presidente da Associação Pró-coqueiros, Rodrigos Bungus Ferreira, que é biólogo e estuda a relação do mangue para a região destacou a importância do ecossistema, “Em relação as aves, nós temos por volta de 80 espécies que frequentam sempre aqui”. Afirmou.

Iluminação, placas indicativas sobre a vegetação e  animais agora são as novos pedidos dos moradores para que a população entenda sobre a preservação. “Vamos botar as placas informando sobre estas espécies que são endêmicas que são praticamente só deste ambiente, então vamos informar sobre a importância deles”. Destaca Rodrigo.

Com o crescimento imobiliário de Coqueiros existe a preocupação de degradação do entorno do mangue através da especulação imobiliária. Outra esperança é que mais tarde o Deck de coqueiros avance até a praia da ilhota.

Reforma do trapiche

Outra luta da comunidade é ver o trapiche da praia da saudade enfim reformado, a estrutura foi interditada por oferecer risco de desabamento. “Ele seria um ótimo aparelho comunitário pra ligar as pessoas ao mar, ter o lazer, mas precisa obrigatoriamente ser reformado, do que jeito que ele está lá pode acontecer algum acidente”. Afirma Roberto Boll, engenheiro civil.

O valor de quase 1 milhão e quinhentos mil reais está em analise, esperando por aprovação da união. “Ele está hoje na Caixa econômica, já foi entregue toda a documentação necessária, porém falta somente a autorização da SPU (Superintendência do Patrimônio da União)”. Ressalta Rejane Ribeiro, Secretaria do continente Florianópolis.

O trapiche durante anos foi um dos lugares mais frequentados em Coqueiros, sendo ponto de encontro principalmente nos fins de semana.

WhatsApp chat