Curta De Meiembipe a Chuquisaca estreia nesta Quinta-feira.
Nesta quinta, (21), às 17h00, estreia no youtube o curta documentário Catarinense De Meimbipe a Chuquisaca: a descoberta do Império Inca. A produção foi contemplada Edital Prêmio Catarinense de Cinema, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2016.
O enredo narra as aventuras do Espanhol Aleixo Garcia através das estradas da Cordilheira dos Andes, a direção é Carolina Borges, além da direção de arte e ilustrações de Eloar Guazzelli, bem como direção de produção de Alexandre Peres e animação de Lucas Feitosa.
A História.
Em 1516 Uma embarcação espanhola naufraga em Meiembipe, atual Ilha de Santa Catarina. Então ao sobreviver, Aleixo Garcia, protagoniza uma das maiores aventuras para um Europeu em terras brasileiras: percorrer a pé, na companhia de centenas de guaranis, um trajeto de três mil quilômetros, de Florianópolis à Cordilheira dos Andes.
Com uma mistura de animação e live action, os realizadores do curta refizeram a viagem, percorrendo além dos principais Estados brasileiros, Paraguai, Bolívia, rota por onde o protagonista passou, no chamado Caminho de Peabiru que é a conhecida rota Guarani.
A produção acima de tudo ouviu historiadores, dentre eles o jornalista, escritor brasileiro Eduardo Bueno, o Peninha, e o renomado guaraniólogo, o jesuíta Bartomeu Meliá, falecido em dezembro de 2019. Inclusive Eduardo Bueno conta o episódio em um dos seus vídeos no seu canal do youtube.
Produção
Segundo a diretora do documentário, Carolina Borges de Andrade esse fato revela a riqueza da cultura dos povos originários da região na época da colonização. “Por meio do filme é possível perceber o intercâmbio entre guaranis e incas. É imprescindível para a identidade brasileira, especialmente do sul do Brasil, o conhecimento da riquíssima história desse período”.
Para o premiado ilustrador Guazzelli, a aventura de percorrer a vigem do Brasil à Bolívia ajudou o processo criativo, e dessa forma o processo de direção de arte, sendo assim fundamental para a concepção do documentário.

A equipe além de cruzar fronteiras e encarar o desafio do caminho, teve que lidar com trâmites aduaneiros dentre outras dificuldades, agora imaginem esta mesma rota sendo feita a mais de 500 anos, sem o apoio da tecnologia ? Sem dúvida é assistir o filme pra conferir.
A trilha sonora é do autor Holandês Kristian Schot, então inspirada nas canções de trovadores medievais dos séculos XV e XVI.
O curta-metragem de 25 minutos de duração foi inspirado no livro da jornalista e escritora Rosana Bond, “A Saga de Aleixo Garcia: o descobridor do Império Inca”, publicado pela Editora Aimberê (1998) e contemplado com o Prêmio Catarinense de Cinema.
Ficha Técnica
Estreia: Quinta-feira, (21), às 17h00, estreia no youtube
Título: de Meiembipe a Chuquisaca: a Descoberta do Império Inca
Com Direção e Roteiro: Carolina Borges de Andrade
Direção de Arte: Eloar Guazzelli
Direção de Produção e Montagem: Alexandre Peres de Pinho
Editor de Animação e Finalização: Lucas Feitosa
Trilha Sonora Original: Kristian Scoth
Duração: 25 min
Ano: 2018
Realização: Arrebol Produções
Patrocínio: Prêmio Catarinense de Cinema/ Fundação Catarinense de Cultura
Apoio: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)
Redes sociais – Facebook e Instagram
Enfim, apoie a cultura.