data-full-width-responsive="true"

Crise causada pelo Coronavírus e o seu bolso.

Compartilhe

O mundo está preocupado com o Coronavírus, não só pela quantidade de pessoas infectadas ou mortas, mas também quanto a questão econômica.

No Brasil, desde 2015 a recessão atinge milhões, com desemprego, trabalho informal crescendo, e quando estávamos crescendo de novo, a pandemia chegou para mudar tudo.

Então, você que tem uma renda, emprego, dinheiro guardado, precisa ficar alerta, porque a nova crise ainda nem chegou.

Primeiramente, negocie com seu patrão a forma de trabalhar, existem possibilidades na legislação, desde férias antecipadas, acordo pra trabalhar em casa ou folgas pelo banco de horas.

O que você não pode ficar é sem emprego e renda.

Para os trabalhadores informais, como taxistas, motoristas de aplicativo, o ideal é diminuir o ritmo, até porque as corridas também diminuirão. E se proteger ao máximo, uma dica é receber corridas só no cartão.

Quem tem serviços que podem ser feitos online ou Delivery agora é o momento para usar esta ferramenta, principalmente redes sociais.

Se você tiver alguma economia

Caso você tenha alguma economia, o ideal é que não tome atitudes baseadas na emoção, e mantenha seus investimentos.

Não compre nada que você não compraria em uma situação normal, e evite estocar alimentos, normalmente no Brasil as pessoas fazem compras mensais ou quinzenais.

Vão aparecer propostas tentadoras de especuladores, fique atento. Portanto evite comprar por impulso.

Como não sabemos quando essa crise vai passar o ideal é que mantenha seu dinheiro guardado, pois empresas podem fechar e até mesmo demitir. É uma realidade.

O importante é não se desesperar, o seu patrão seja ele o empregador ou seu cliente também vai passar por dificuldades, dessa forma o dialogo é fundamental.

Aproveite, muitas instituições como a Fundação Gétulio Vargas estão oferecendo cursos online gratuitos. Assim como a Editora da UFSC disponibilizou diversos títulos para baixar de forma grátis. Aproveite e atualize-se

 

 

 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

data-full-width-responsive="true"
WhatsApp chat