Crianças podem ter Transtorno de Ansiedade?

Compartilhe

Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) esclarece sobre quadros de ansiedade em crianças e adolescentes

Ter ansiedade é algo que pode ser considerado normal na vida de qualquer um, mas quando ela é muito intensa, com medos e preocupações desproporcionais aos acontecimentos, chegando a causar sofrimento e prejuízos relacionados à saúde e qualidade de vida, há chances de se estar diante de um caso de Transtorno de Ansiedade. Esses quadros acometem também crianças e adolescentes.  É preciso estar atento aos sintomas e buscar da avaliação adequada com profissional – o médico psiquiatra da infância e adolescência.

A presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), Drª. Deisy Mendes Porto, declara que quadros de ansiedade em crianças e adolescentes são mais comuns do que se imagina.  “Esse é um dos problemas de saúde mental mais comuns na infância, podendo afetar até 10% delas. Nesses casos, o diagnóstico precoce e o tratamento correto contribuem para o melhor desenvolvimento da criança e adolescente.”, explica a médica psiquiatra.

Vale ressaltar que o tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados pela criança ou pelo adolescente. “O tratamento será indicado de acordo com os sintomas apresentados. Nem sempre os remédios para a ansiedade são indicados. Em muitos casos, não são a primeira opção. Por exemplo, em casos leves, a orientação aos pais é para que haja um manejo quanto aos sintomas, e mudanças ambientais ou na rotina já podem melhorar o quadro. No entanto, quando estamos diante de um quadro em que há um sofrimento e prejuízos muito intensos, as medicações podem ser necessárias.”, afirma a presidente da ACP.

6ª Jornada de Psiquiatria da Infância e Adolescência

Ansiedade em crianças e adolescentes é um dos temas da 6ª Jornada de Psiquiatria da Infância e Adolescência. O evento acontece presencialmente no Mercure Florianopolis Convention Hotel, nos dias 03 e 04 de junho de 2022. A programação é voltada a médicos, profissionais e acadêmicos da área da saúde. Mais informações acesse o site: www.acp.med.br.

Sobre a ACP

A ACP é uma entidade científica sem fins lucrativos dos psiquiatras do Estado de Santa Catarina. Filiada à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a ACP teve sua fundação em 1965. Desde então, dirige suas ações para o aprimoramento científico e técnico de seus associados, para o desenvolvimento da área médica da Psiquiatria, divulgando e esclarecendo a comunidade leiga sobre temas ligados à Saúde Mental

WhatsApp chat