Conjunto habitacional do bairro Abraão recebe murais artísticos

Compartilhe

O movimento de arte urbana Street Art Tour (SAT) fecha o ano dando um presente de Natal para a cidade e para a comunidade do Conjunto Habitacional Via Expressa, do bairro Abraão. Começou na última quarta-feira (16) a pintura de seis murais de 60 metros quadrados, que irão compor a galeria de arte a céu aberto que é Floripa.

A entrega das obras está prevista para a semana que antecede a virada do ano. 

Seis artistas estão pintando murais na ação intitulada Street Art Tour – Galeria Vertical: Ignore Por Favor, João Vejam, Lelin, Rodrigo Pasmo, Wagner Wagz e Tuane Ferreira.

Acima de tudo, o objetivo segundo a coordenação do projeto, é tanto ampliar o acervo de arte urbana em Florianópolis quanto impactar de forma positiva a vida das pessoas da comunidade ou transitam em seu entorno. 

“Acreditamos que as manifestações artísticas urbanas têm um papel de grande importância na sociedade. Ao escolhermos um conjunto habitacional como ‘tela’, estamos provocando discussões naquele espaço, tendo como ponto de partida a arte”. Afirma a produtora Marina Tavares.

“Também estamos promovendo uma mudança na experiência do entorno e dos indivíduos que moram ou que passam por lá. A pintura dos murais têm o potencial de desenvolver nas superfícies do condomínio novas significações de espaço, de dar visibilidade  para as necessidades e dificuldades da comunidade e transformar a rotina das pessoas por alguns minutos, seja para questionar, criticar ou simplesmente para contemplar”. Diz Arturo Valle Junior, do Studio de Ideias, idealizadores do movimento ao lado do artista Rodrigo Rizo. 

Diversidade artística

Os painéis que estão sendo pintados têm diferentes estéticas, técnicas e temáticas, o que confere ao conjunto potência. 

Portanto, confira por exemplo o estilo das artes:

Entre os temas está o poder da imaginação criativa, no trabalho de Pasmo, bem como, a cultura Hip-Hop na obra de Wagz. Por outro lado a interação com a beleza da natureza por uma flor no mural de Lelin. Existe uma reflexão sobre o tempo  no trabalho de Ignore Por Favor, além de um novo olhar de esperança na arte de Vejam. Sem falar no universo feminino, a partir da perspectiva de ser e transmitir, no painel de Tuane Ferreira.

Por fim, os murais serão catalogados no aplicativo Street Art Tour, disponível para download na Play Store e Apple Store. 

Essa ação do SAT é patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Fundação Cultural Franklin Cascaes/ Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Além disso, tem apoio cultural do Angeloni Supermercados, Corporate Park, Fiori Empreendimentos, Zip Hotel e Brognoli Imóveis. E ainda apoio da Anjo Tintas, Colormar Tintas, Casas da Água, Instituto Fontes e Comcap. A coordenação é da Studio de Ideias.

WhatsApp chat