Conheça 3 filmes polêmicos que abordaram a vida de Jesus Cristo
Por Sandro Abecassis
Semana santa chegando, ao invés de artigos e matérias tradicionais, listamos três filmes que abordam a vida de Jesus e causaram polêmica na época que foram lançados. Então, confira:
Je Vous Salue Marie (1985)
O renomado diretor Jean-Luc Godard apresenta sua interpretação da concepção da Virgem em um filme forte, polêmico e sobretudo interrogativo, através de duas histórias distintas e paralelas.
A primeira delas é protagonizada por Maria (Myrien Roussel), uma jovem estudante que trabalha no posto de gasolina do pai, e se apaixona por José (Thierry Rode), um jovem taxista determinado.

Quando Maria engravida, José a acusa de traição, mas o anjo Gabriel (Philippe Lacoste) tenta convencê-lo a aceitar a gravidez, já que ambos terão que enfrentar os planos divinos.
A segunda história se passa em uma sala de aula de ciências, onde um professor tem um caso com uma aluna enquanto estudam a origem da vida na Terra.
Com maestria, Godard organiza as cenas das duas narrativas e nos mostra a difícil convivência entre o corpo e o espírito.
O governo de José Sarney proibiu a exibição de Je Vous Salue Marie no País, assim como Portugal também.
Na época, o Papa João Paulo II condenou também a produção pela concepção moderna que o diretor deu a Maria, principalmente pela cena de nudez apresentada.
O filme está disponível para aluguel, clique aqui para ver.
A vida de Brian (1979)
Conhecido no Brasil como “A Vida de Brian”, é um filme britânico de comédia lançado em 1979, dirigido por Terry Jones e estrelado pelo grupo de comédia Monty Python de Eric Idle.
O filme se passa na Judeia no ano 33 D.C., durante a época do Império Romano, e conta a história de Brian Cohen (Graham Chapman), um homem comum que nasce no mesmo dia que Jesus e acaba sendo confundido com o Messias.
Desde seu lançamento, o filme gerou controvérsia por parte de grupos religiosos, que consideraram o seu conteúdo blasfemo e ofensivo.
Porém, a comédia do Monty Python sempre foi conhecida por sua irreverência e humor absurdo, e A Vida de Brian não foi diferente.
Sendo assim, o filme é uma crítica à religião organizada e à natureza humana, explorando o fanatismo, a intolerância e o poder.
A trama mostra diversos personagens em busca de um líder messiânico que possa libertá-los do jugo romano, e como Brian acaba sendo envolvido nessa busca sem querer.
A Vida de Brian acabou se tornando um clássico da comédia, influenciando gerações de comediantes e cineastas. O filme é um exemplo de como o humor pode ser uma ferramenta poderosa para a crítica social e política.
Uma curiosidade, A vida de Brian, acabou sendo financiado pela empresa HandMate produções do ex-beatle George Harrison, que ate faz uma participacao no filme.
No entanto, George teria problemas por conta deste financiamento mais tarde, mas esta é outra historia.
A produção está disponível na Netflix
A última tentação de Cristo.
O filme “A Última Tentação de Cristo” é uma obra cinematográfica polêmica, dirigida por Martin Scorsese em 1988. A película, é uma adaptação do livro homônimo de Nikos Kazantzakis.
A produção aborda a vida de Jesus Cristo de uma forma controversa, explorando temas como tentação, igualmente paixão e sacrifício.
O Jesus Scorsese se questiona porque tem medo, desejos por mulheres, queria ser comum à época, como roubar e matar como todos os outros, mas vive sob o sentimento de ser filho de Deus e questiona sua própria hipocrisia por pregar algo que ele mesmo tem dúvidas.
A história começa com Jesus Cristo (Willem Dafoe) sendo atormentado por visões e tentações.
Isto inclui, sobretudo a ideia de ter uma vida normal, com uma esposa e filhos.
Vivendo um terrível conflito interno, ele decide ir para o deserto mas primeiro roga perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se aborrece com Jesus, porque ela não se comporta como uma prostituta, mas como uma mulher que deseja ter um homem ao lado dela.
Jesus volta do deserto confiante como filho de Deus, e então ele salva Maria Madalena do apedrejamento. Quando reúne doze discípulos ao seu redor e prega o amor.
Contudo, seus ensinamentos são vistos como algo ameaçador, então ele é preso e sentenciado a morrer na cruz.
A polêmica
A polêmica mais grave para os cristãos acontece quando já crucificado, Jesus tentado, desce da cruz. A partir daí, passa a viver como marido e mulher com Maria Madalena, inclusive com cenas de sexo entre o casal.
O filme causou bastante confusão na época, cinema foram queimados em Paris, Martin Scorsese foi ameaçado de morte, espectadores eram agredidos nas sessões, e o posicionamento da Igreja tanto católica quanto protestante era que a produção era uma blasfémia.
Por fim, o filme é revolucionário, e Scorsese traz Jesus mais próximo do ser humano, mesmo sendo o filho de Deus.
“A última tentação de Cristo”, está disponível para aluguel no Amazon Prime.