Confira os alimentos que ajudam e prejudicam hipertensos.
A pressão alta é uma doença silenciosa, contudo, quem já faz acompanhamento deve ficar atento em alguns alimentos. Tanto para o bem, quanto para o mal. Confira.
Alimentos que ajudam a subida da pressão:
Sal, o brasileiro consome este tempero acima da média, que normalmente é 10%. Portanto, diminua muito o consumo, faça a opção por temperar com outros produtos como alho e cebola.
Álcool, bebidas alcoólicas causam o estreitamento dos vasos, sendo assim, evite.
Açucar, em excesso favorece obesidade, além também de bloquear as artérias. Refrigerantes são um exemplo.
Bacon e calabresa por exemplo são alimentos que devem ser evitados. Assim como frituras.
Alimentos que ajudam no combate da hipertensão:
Alho, é um tempero muito bom, no entanto deve ser adicionado no fim do preparo do alimento.
Banana, rica em potássio é ideal para baixar a pressão arterial.
Ovo cozido, ajuda na vasodilatação. Grãos e cereais também ajudam, pois tem magnésio e zinco, dessa forma auxiliam na baixa da pressão.
Água, sempre beba água.
Frutas vermelhas tem ação antioxidante e ajudam a combater o colesterol ruim. Além disso, a melancia por ter muita água e fibras contribui para eliminação de líquidos.
Carnes magras, peixe e frango são essenciais. Além de legumes e verduras. Carne vermelha, prefira as magras, como patinho, maminha, lagarto, coxão duro e mole, além de flié mignon.
O leite e queijo branco também ajudam na dieta do hipertenso. O Feijão é essencial, por ter muito cálcio e ferro.
A hipertensão tem controle, no entanto 24,7% dos brasileiros tem a doença, segundo o ministério da saúde. A pressão alta é responsável indiretamente por 200 mil mortes no Brasil, em decorrência de AVC, derrames, problemas cardiovasculares, além de doenças renais.
Por fim, siga sempre as orientações do seu médico, faça exames regulares, e procure sempre uma atividade física regular do seu agrado.