Comcap ativa Operação Verão a partir do fim de semana de Natal

Compartilhe

Limpeza diária de 48,5 quilômetros de orla e roteiros de coleta seis vezes por semana

Com frota renovada e 207 contratados temporariamente, a Prefeitura de Florianópolis, através da Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap, ativa a Operação Verão 2020/2021 neste final de semana. A coleta de lixo (convencional) e a limpeza de orla se tornam praticamente diárias em 22 balneários. Por fim, a coleta seletiva será mantida uma vez por semana.

A Comcap tem de 98 veículos operacionais de grande porte, são 64 caminhões compactadores, sendo que metade deles tem menos de cinco anos de uso. Nesta temporada, aponta o presidente Lucas Arruda, será mantida a logística noturna que reduz em 30% o tempo de coleta nas praias.

Os roteiros feitos de madrugada diminuem o esforço dos garis e motoristas e reduzem o impacto sobre a mobilidade urbana. “Será um verão diferente, cheio de incertezas, contudo a Comcap está adaptada e preparada para dar pronta resposta às demandas da cidade”, aponta Lucas Arruda.

Para recompor o quadro de pessoal, afetado pelas medidas de proteção aos mais vulneráveis à Covid-19, informa ele, a Comcap realizou seleção pública e contratou 207 empregados temporários. São 24 motoristas, 114 garis de coleta e 69 garis de limpeza pública.

Colaboração da população.

A diretora de Operações, Nilda de Oliveira, informa que, além da coleta domiciliar de resíduos que nos meses de verão chega a aumentar mais de 40% em relação à baixa temporada, a Comcap torna diária a limpeza da orla nos principais balneários. Neste verão, em que a frequência à praia está sujeita à legislação sanitária, o veranista deve colaborar ainda mais, observa ela.

As embalagens dos produtos consumidos na orla, por exemplo, devem ser levadas de volta para casa para encaminhar à coleta seletiva. “Para quem se preocupa com a sobrevivência da espécie humana no planeta, não faz o menor sentido deixar garrafas e latinhas na faixa de areia, correndo o risco de ser levado pela maré”, afirma Nilda de Oliveira.

Limpeza pública

Durante o verão, aponta o gerente do Departamento de Limpeza Pública, Roberto Ventura, a Comcap torna diária a manutenção de 48,5 quilômetros de orla nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. Sendo assim, a limpeza mobilizará todo dia cerca de 104 pessoas, além de 12 veículos como quadriciclos e caminhonetes, com previsão de uso de até 215 mil sacos de lixo durante a temporada.

Coleta de resíduos no feriado de Natal

A coleta domiciliar de resíduos fica praticamente normal esta semana, com exceção da noite de véspera. Ao Natal, segue-se a Operação Verão com coleta seis vezes por semana, durante a madrugada, nos principais balneários.

23 de dezembro, quarta – Coleta convencional e seletiva normais

24 de dezembro, quinta

Coleta convencional normal de manhã e à tarde antecipada para 12h
Coleta seletiva normal pela manhã e à tarde
Não tem coleta convencional nem seletiva noturnas

25 de dezembro, sexta

Coleta especial pela manhã nas principais praias e nas lixeiras comunitárias do Maciço do Morro da Cruz
Coleta convencional e seletiva normais à noite
Seletiva no Jurerê Internacional e Daniela passará da tarde para noite. Campeche deve contar com Ecoponto Morro das Pedras ou reservar no domicílio

26 de dezembro, sábado

Coleta convencional e seletiva normais

27 de dezembro, domingo

Coleta convencional e seletiva normais

Na madrugada de 28 (segunda-feira), começa Operação Verão com coleta seis vezes por semana.

Modelo testado e aprovado

No verão 2019/2020, a frota da Comcap circulou 12,5% mais que na temporada anterior. Foram 649 mil quilômetros contra 570 mil, mas o tempo gasto nesse percurso aumentou apenas 4%. A nova logística, com coleta na madrugada nos balneários de maior fluxo deu agilidade além de mais produtividade e conforto para os empregados e redução de custos públicos.

De acordo com o gerente do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos, José Vilson de Souza, a experiência do verão foi tão bem sucedida que roteiros de coleta ficaram fixos à noite durante todo ano. Caso de Canasvieiras, Canajurê e Ingleses (Gaivotas). Assim, as regiões de maior movimento no Norte da Ilha são atendidas à noite, com melhores condições de trabalho aos garis e motoristas.

Então, agora na temporada, os roteiros nos principais balneários passam do início da noite para a madrugada.

COLETA CONVENCIONAL (REJEITO)
(dezembro a fevereiro)

Resultado da operação verão 2019/2020.

2018/2019 48.193 toneladas
2019/2020 48.667 toneladas
Aumento de 0,98% (no mês de janeiro, a geração chegou 2,76% menor em relação ao mesmo período do ano passado).

COLETA SELETIVA (RECICLÁVEIS SECOS)
(dezembro a fevereiro)
2018/2019 3.112 toneladas
2019/2020 3.778 toneladas
Aumento de 21,40% (no mês de fevereiro aumento chegou a 26,44% em relação conforme ao mesmo período do ano anterior

VARIAÇÃO SAZONAL
(movimentação total de resíduos)
Janeiro 23.661 toneladas
Junho 16.259 toneladas
Entretanto a variação de 44% entre os meses de alta e baixa temporada.

WhatsApp chat