Ciclone extratropical no Uruguai reflete no clima em SC nesta segunda

Compartilhe
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (29/11)

Na segunda-feira (29) a formação de uma frente fria de fraca intensidade entre SC e o oceano e o seu rápido deslocamento, associado ao ciclone extratropical na altura do litoral do Uruguai, favorece variação de nuvens e chance de chuva isolada, mal distribuída em todo estado. No decorrer do dia, as condições do tempo voltam a sobretudo a se estabilizar por conta da entrada de um sistema de alta pressão. Ventos de nordeste no norte do estado.

Nas demais áreas, por conta do ciclone, ventos de oeste/sudoeste e rajadas ocasionais de até 55 km/h. No entanto, segundo a Defesa Civil o risco é baixo para ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul, 13°C a 17°C na porção oeste, Planalto Norte e 17°C a 21°C nas demais áreas. A tarde, as máximas variam de 32°C a 36°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte, 28°C a 34°C no Planalto Norte, Grd. Florianópolis, Litoral Sul, até 28°C na porção oeste e 25°C no Planalto Sul.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (30/11)

Na terça-feira (30) a atuação de um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol em Santa Catarina. Acima de tudo, sem risco de ocorrências meteorológicas. Amanhecer com temperaturas de 9°C a 13°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana, 14°C a 20°C nas demais áreas. Em localidades do Planalto Sul pode ser um pouco mais baixo, perto dos 5°C. Contudo, a tarde, com a maior presença do sol, as máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul, variam de 29°C a 33°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte, 26°C a 30°C nas demais regiões. Ventos de quadrante sul, com fraca a moderada intensidade no estado. Rajadas ocasionais, em torno de 50 km/h, no Litoral Sul.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Por fim, na quarta-feira (01) um sistema de alta pressão favorece dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Na quinta-feira (02) este sistema favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, o que favorece o aumento das nuvens e ocasiona chuva de forma isolada dos Planaltos ao litoral.

WhatsApp chat