Chuck Berry: canção “Johnny B. Goode” faz 65 anos neste 31 de março.

Compartilhe

Em 1958, Chuck Berry iria mudar o mundo do rock com o lançamento de “Johnny B. Goode”.

Por Sandro Abecassis

Há exatos 65 anos, em 31 de março de 1958, Chuck Berry, uma das lendas do rock mundial, naquele ano com 32 anos lançava a clássica música, “Johnny B. Goode”. A canção se tornou um hino do rock and roll, e alcançou a 2º posição no top 100 da Billboard. 

A letra é uma espécie de autobiografia, sobre um garoto negro que mal sabia escrever mas que tocava guitarra muito bem lá no sul da Louisiana. Contudo, Chuck optou por não deixar claro que o garoto seria negro, afinal a segregação e preconceito na época eram bem fortes, e a canção precisava tocar no rádio.

Chuck Berry: música "Johnny B. Goode" completa 65 neste 31 de março.
Chuck Berry. GI

Escrita em 1955, Berry só conseguiu lançar a música em 1958, nos versos da canção ainda existe uma previsão, que se concretizou: 

Sua mãe disse a ele “um dia você será um homem. E será o líder de uma grande banda, muitas pessoas virão de milhas de distância, para ouvi-lo tocar sua música até o sol se pôr. Talvez um dia seu nome estará em letreiros luminosos. Dizendo ‘Johnny B. Goode’ hoje à noite”. Conforme diz a letra.

Enfim, vamos as curiosidades

“Johnny B. Goode”, ganhou versões dos Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix e até Elvis Presley. A música foi trilha sonora de vários filmes ao longo das décadas, como por exemplo, em “De volta para o futuro”, de 1985, sendo o mais famoso deles.

The Beatles: Here Comes The Sun, a canção que saudou a primavera de 1969

A canção de Chuck Berry,  conta com um dos melhores Riffs de todos os tempos que inclusive foi parar no espaço. Carl Sagan incluiu, “Johnny B. Goode”, no disco, “Voyage Golden Records”,  com informações sobre os sons da terra. Sendo assim, “alguém” ouve um bom e velho rock and roll em algum lugar da galáxia. 

Chuck Berry morreu em 18 de março de 2017 aos 90 anos.

Morrissey volta a se apresentar no Brasil em outubro, segundo jornalista

1958: Ano histórico 

O lançamento de ““Johnny B. Goode”, vem acompanhado também de acontecimentos históricos. Neste ano, João XXIII é eleito o novo Papa, o primeiro satélite artificial, o Soviético Sputnki I, se desintegra na atmosfera após 92 dias no espaço, o Brasil conquista sua primeira Copa do Mundo na Suécia. E por fim, nascem, Madonna, Bruce Dickinson, Michael Jackson, Prince e Kate Bush.

Então, vamos lembrar de “Johnny B. Goode”: