Cardápio rico em antioxidantes traz benefícios à saúde

Compartilhe

Boa alimentação reflete na saúde.

Durante diversos processos do organismo, incluindo a respiração, nosso corpo produz radicais livres. Em excesso, essas moléculas geram danos celulares, provocam envelhecimento precoce, prejudicam a imunidade e aumentam o risco de problemas como diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Mas, fique tranquilo, há um antídoto para tudo isso: os antioxidantes naturais, substâncias presentes nos alimentos que inativam os radicais livres. “Portanto, uma dieta adequada é importante para manter o organismo em ordem”, explica a nutricionista Samantha Rhein, responsável pelos Cardápios para Emagrecer.

Sendo assim, veja a principais fontes de antioxidantes para consumir no dia a dia:

  • Betacaroteno Presente no mamão, pêssego, pimentão amarelo e abóbora. Para melhorar a ação desse composto, consuma-o com uma fonte de gordura (azeite, castanhas, iogurte).
  • Vitamina C Está em frutas cítricas, como acerola, limão, laranja, kiwi. Quanto mais rápido você consumir o alimento após aberto, melhor é o aproveitamento do nutriente.
  • Vitamina E Gérmen de trigo, semente de linhaça e castanhas são fontes da substância. Armazene em ambiente afastado do calor e da luminosidade solar.
  • Resveratrol Está no suco de uva, nas frutas vermelhas e no chocolate 70% ou mais.
  • Quercetina Presente na cebola, chá verde, maçã, vinho tinto, couve, vagem, brócolis, nozes, assim como semente de girassol.

Prato cheio de antioxidantes

Por fim, como você viu, verduras, legumes, frutas e sementes estão entre as principais fontes de antioxidantes. E você não precisa quebrar a cabeça para montar suas refeições com essas substâncias. Em Cardápios para Emagrecer, vegetais sempre estão presentes. Então, veja uma sugestão para o almoço:

  • salada de alface, beterraba e pepino, com um pouco de azeite
  • panqueca recheada com tomate-cereja, queijo minas magro, orégano
  • fruta da sua preferência

Fonte: UOL – A refeição foi elaborada pela nutricionista Samantha Rhein