Campeche uma das mais charmosas praias de Florianópolis.

Compartilhe

Uma das praias mais charmosas de Florianópolis é a do Campeche. Localizada no sul da ilha, a praia tem aproximadamente 3,5 km de extensão, com mar forte e longa faixa de areia, contudo propicia para a família passar o dia.

O lugar é um paraíso para a pratica de surf e kitesurf. Além disso, possui bons restaurantes e proximidade com os outras praias. Tanto que ao caminhar pela areia o visitante consegue chegar na Joaquina ao norte, e ao sul no Morro das pedras.

Campeche – Foto Daniel Vianna MTur

O lugar tem uma boa estrutura de pousadas, hostels e hotéis, além do seu contexto histórico, afinal o escritor e aviador Saint Exupery autor do Livro o Pequeno príncipe fazia escalas constantes no campo de pouso do Campeche quando era piloto de voos do correio Francês. Tanto que a principal avenida do bairro se chama, Saint-Exupery. Conta a lenda que os pescadores locais chamavam o piloto de “Zé Perri” e que o nome do bairro também vem da língua francesa, pois tinham o local como “Camp et peche”, ou seja Campo de pesca, que acabou ficando  “Campeche’.

Praia do Campeche – MTur Foto Caio Vilela

O bairro tem outras atrações, como a própria ilha do Campeche a cerca de 1,5 km da praia, com águas transparentes onde o visitante pode observar inscrições rupestres, além da vida marinha através de mergulhos. No entanto por conta da pandemia do novo coronavírus os passeios para a ilha ainda não estão liberados.

Outro passeio para os mais aventureiros é subir no morro do lampião, a trilha de 1,5 km leva a 217 metros acima do nível do mar, e a visão é privilegiada, com vista para grande parte do bairro e região. O morro do Lampião tem este nome pelo fato que moradores iluminavam o topo com lampiões para que os aviões na década de 20 pudessem pousar em segurança. 

Morro do Lampião – Foto Renata Bassani

 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat