Calor e pancadas de chuva é a tendência para o início da semana.

Compartilhe
PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA  (20/12)

segunda-feira (20) inicia com algumas nuvens e chance de chuva bem isolada da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte por conta da umidade vinda do mar. Mas, já pela manhã as condições do tempo melhoram e predomina o céu aberto a poucas nuvens.

Na porção oeste, Planalto Sul e Litoral Sul a combinação do calor e a disponibilidade de umidade favorecem pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, entre a tarde e início da noite. A chuva deve ser irregular, de rápida duração e mal distribuída, ou seja, ocorre em uma cidade e na vizinha não passa de um aumento das nuvens. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.

Contudo, a tarde segue de calor no estado, com temperaturas máximas perto dos 40° no Oeste, 35°C no Meio Oeste e variando de 27°C a 33°C nas demais regiões. Ventos de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (em torno de 55 km/h) no Litoral Sul. 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA  (21/12)

terça-feira (21) começa com sol e poucas nuvens em todo estado. Mas, a combinação do calor, disponibilidade de umidade e perturbações nos baixos e médios níveis da atmosfera ocasionam pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais (chuva de moderada a forte intensidade com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados. Não se descarta altos acumulados de chuva em curto intervalo de tempo. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C no Planalto Sul, de 13°C a 16°C no Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e de 16°C a 21°C nas demais regiões.

No entanto, a tarde segue de calor em SC, com máximas perto de 40°C no Oeste, de 31°C no Planalto Sul e variando de 29°C a 36°C nas demais áreas. Ventos de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA  (22/12)

quarta-feira (22) a formação de um ciclone em alto mar (na altura do litoral de SC) combinado com a umidade e calor favorecem condições para pancadas de chuvas acompanhadas de temporais (chuva de moderada a forte intensidade em curto intervalo de tempo com raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos) isolados, principalmente, nas porções oeste e centro-norte do estado. Risco moderado para ocorrências relacionadas aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 13°C no Planalto Sul, de 15°C a 17°C na porção central do estado e de 17°C a 21°C nas demais regiões.

Sendo assim, a tarde, as máximas chegam aos 36°C no Extremo Oeste, Litoral Norte, variam de 29°C a 34°C. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e de 26°C a 31°C nas demais áreas. Ventos de quadrante norte girando para sul no decorrer do dia, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 60 km/h) no litoral e áreas próximas a partir do final da manhã.

Fonte: Defesa Civil.

WhatsApp chat