Blitz “mira” motocicletas em alta velocidade e com escapamento aberto.
Ação tem apoio da Floram, órgão de fiscalização ambiental do município
Após receber várias denúncias de que motocicletas de alta cilindrada estariam sendo conduzidas em excesso de velocidade e com escapamentos abertos, a GMF, força policial da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Florianópolis em uma ação conjunta com a Floram iniciou a utilização de um decibelímetro para interceptar essas infrações.
Uma das barreiras da blitz foi feita na noite da última quinta-feira, 29/04, na Avenida Beira-mar Norte. Essas fiscalizações serão frequentes a partir de agora.
O objetivo é identificar essas motos. Além de serem de alta potência, que aumenta o desconforto sonoro, as alterações nos escapamentos ampliam ainda mais esse dano.
“Importante ressaltar que esse tipo de ruído, causado por alterações no escapamento da motocicleta, pode prejudicar a audição de pessoas com alta sensibilidade na audição como autistas, além dos próprios pets”, comenta o Comandante da GMF, o guarda Brasil.
O condutor flagrado pelo medidor de ruído, terá sua moto guinchada e além da multa de R$ 195,23 também o valor do guincho. Além disso arca com as diárias do pátio. Acima de tudo, o proprietário também deverá providenciar a substituição do escapamento alterado pelo original.
Por fim, para denunciar irregularidades a população pode entrar em contato através do 153, que é o contato da guarda municipal. Ao mesmo tempo, o site da Floram também possui uma aba para denúncias, segue o link abaixo:
http://portalrastreabilidade.pmf.sc.gov.br/ptlPMF/abrirCadastroProcesso.do?assunto=2105