Bistrô da Grande Florianópolis promove Festival do Nhoque

Compartilhe

Mariana Barreto, chef do Casa de Filó, O Bistrô, de São José, prepara receita exclusiva da cozinha italiana 

Fotos: Juliano Zanotelli

Diz a lenda que todo dia 29 é preciso comer nhoque para garantir fortuna e fartura.  E a Casa de Filó, O Bistrô, promove o Festival de Nhoque para celebrar essa tradição italiana. Feitos com uma receita exclusiva da chef Mariana Barreto, o nhoque leva como base um ingrediente diferenciado na hora do preparo do prato. 

“O nosso nhoque ganha uma leveza e um toque todo especial, pois é feito com uma receita exclusiva onde o queijo é base para a massa”, afirma Mariana.

Para o Festival, você pode optar em fazer uma reserva e conhecer o novo destino gastronômico da Grande Florianópolis, ou fazer pedidos de delivery pelo @casadefilobistro.

Localizado na Ponta de Baixo, em São José, o restaurante oferece três molhos diferentes nesta edição do Festival do Nhoque.  As opções são: Creme de queijo com farofa de bacon e pinhão, Ragú de linguiça Blumenau e Filé mignon com funghi.

Tradição do Nhoque da Fortuna 

Assim como as demais tradições espalhadas pelo mundo e que envolvem a gastronomia, o nhoque da fortuna teve origem na Itália. Segundo relatos, na noite de 29 de dezembro, São Pantaleão estava perambulando, com muita fome por um vilarejo italiano. Ele bateu na porta de uma família numerosa e com pouca comida na mesa e foi recebido pelo patriarca, que fez questão de dividir o jantar com o desconhecido.

A família estava comendo nhoque, e como a quantidade era pouca, dividiram, onde cada um teve que se contentar com sete pedacinhos da massa. Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e foi embora.

Só depois da despedida, e quando o patriarca foi retirar a mesa, encontrou um monte de dinheiro embaixo dos pratos. E por isso, é que todo dia 29 é dia do gnocchi della fortuna.

Casa de Filó, O Bistrô 

Chef Mariana Barreto – crédito Ed Andrade – Linda Laranja Fotografia

Com profissões distintas, os primos Mariana, Gabriela, Beny e a esposa Priscila Barreto decidiram transformar parte do terreno da casa da família em um ambiente acolhedor e que possibilite uma experiência gastronômica única.

O Bistrô familiar começou em 2020 com vendas por delivery no @casadefilobistro e agora expande para um espaço aconchegante a fim de proporcionar experiências gastronômicas únicas para os admiradores de uma boa comida.

Por fim, a Casa de Filó, O Bistrô, fica na Ponta de Baixo, em São José, atende de quarta a sábado, das 19h30 às 23h. Sendo assim, reservas e pedidos podem ser feitos pelo @casadefilobistro ou pelo WhatsApp 48 98834-1504.

WhatsApp chat