Biblioteca pública atualiza catálogo de jornais catarinenses desde 1831.

Compartilhe

Estão no ar, no site da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), os dois volumes do acervo de Jornais Catarinenses, com edição atualizada que traz edições entre os anos de 1831 e 2019. O trabalho é fruto de três anos de pesquisa da bibliotecária Helen Moro de Luca, que revisa e amplia a edição anterior, de 2013 pelos organizadores Alzemi Machado e Roseléia Marcelino.  

Neste trabalho houve uma total conferência dos dados do Catálogo anterior, com as planilhas de jornais a partir dos periódicos da Hemeroteca Digital Catarinense. Dessa forma existe a inclusão de mais de 500 títulos que não estavam disponíveis da 4ª edição (2013). 

O usuário além dos funcionários tem agora facilidade de acesso, pois conforme a pesquisadora, a diagramação facilita a busca. Além disso a forma dos dados também ajuda.

Os dados estão em dois volumes: um sendo com 867 páginas, tendo os jornais em ordem alfabética, com dados relacionados à publicação. O Outro mostra o índice cronológico, com os jornais de acordo com o ano de publicação além dos sem data.

A publicação conta, ainda, com a ampliação da síntese histórica da Biblioteca Pública, bem como novidades sobre a instituição em artigo escrito pelo bibliotecário Alzemi Machado.

O trabalho é um grande acervo dos 1907 títulos de jornais catarinenses que a BPSC possui. Sendo assim, a partir de agora a intenção é inclusive atualizar todo ano.

Acesse nos links:
::  Catálogo de Jornais Catarinenses 1831 – 2019 – Volume 1
::  Catálogo de Jornais Catarinenses 1831 – 2019 – Volume 2

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat