Beira-Mar norte está própria para o banho.

Compartilhe

Nesta terça (10), o IMA (Instituto do meio ambiente) liberou o banho na praia  da beira-mar norte em Florianópolis. Segundo o instituto, o último relatório de balneabilidade da região apontou a diminuição no índice de coliformes fecais de 900, medido anteriormente, para 300, com medição final no dia 09 de setembro.

Segundo a Prefeitura, a intenção é de que até o verão, o índice permaneça estável, o que tornaria a praia da baía norte em mais um ponto, para os turistas e moradores aproveitarem durante os meses de forte calor.

Moradores da região ainda estão céticos quanto ao relatório de liberação, Ademar Fonseca, morador do bairro Agronômica e que sempre costuma caminhar na beira-mar diz que ainda é cedo para comemorar. “Se as autoridades resolverem tomar banho eu acredito, na minha opinião anos de poluição não se resolvem em poucos meses, mas vamos torcer”.

Por outro lado, Adriana Dumont, moradora do bairro, já confirma presença na virada de ano, com pedidos e superstições, “No ano novo é bom que vamos poder pular as sete ondas já aqui na beira-mar mesmo”.

Instalada pela CASAN desde do fim de 2018, a URA (Unidade de recuperação ambiental) é peça chave no processo de balneabilidade da região, pois a estação recebe a água poluída dos esgotos e canais de drenagem tratando com produtos químicos e UV e só aí despejando no mar com índices satisfatórios.

Ao longo do ano o projeto teve ajustes, e foi constantemente monitorado.

Esta ação de despoluição das águas da baía norte foi uma das promessas do Prefeito Gean Loureiro em 2017. “O resultado de hoje é histórico levando em conta toda a expectativa e promessas de despoluição que já ouvimos sobre a praia. Mas é necessário ainda cautela, pois estamos ajustando o sistema para ter uma estabilidade para o verão”. Afirmou o Prefeito.

Faltando praticamente quatro meses para o final do ano a expectativa é que o índice melhore ou estabilize.

Confira os dados de medições fornecidos pela IMA

WhatsApp chat