ALERTA: Perfil no facebook é usado para atrair crianças.
A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina alertam aos pais, professores e responsáveis por jovens e crianças sobre perfis em redes sociais utilizando o nome “Jonathan Galindo” que tem assustado muitas crianças na internet, com conteúdo de terror e mensagens com conteúdo suicida e de teor sexual.
A origem desses perfis se deu em 2017 em países de língua espanhola, sendo bem conhecido no México, porém recentemente identificamos uma migração para o Brasil. Dessa forma, são perfis criados por imitadores, com conteúdo já em português.
Quem cuida desses perfis tem a intenção de assustar jovens e crianças, utilizando assim um tipo de máscara que lembra o “Pateta”, contudo um pouco deformada e assustadora.
O perfil tem pouquíssimas postagens e desafia as pessoas a seguir ele e enviar uma mensagem privada. Feito isso é só esperar o retorno dele, que se dá através de envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo.
O conteúdo da resposta tem como finalidade causar desconforto, medo e em alguns casos, bem como tenta provocar o suicídio, além de incitar para sexo.
O indivíduo cria contas no facebook com o mesmo nome, que estão em grupos abertos onde as mensagens são para troca de material de pedofilia.
Casos foram registrados em Santa Catarina mas já se espalham pelo Brasil.
Portanto DENUNCIE:
Disque Denúncia 181
Caso encontre matéria relacionado a pornografia infantil denuncie ao Safernet
Ou através do Whatsapp da Polícia Civil de Santa Catarina: (48) 98844-0011 ou do seu Estado
Por fim, caso seja vítima, registre um boletim virtual no site da polícia civil da sua região. Em Santa Catarina é através do portal https://delegaciavirtual.sc.gov.br/