Agosto dourado incentiva aleitamento materno

Compartilhe

Agosto será dourado, mês destinado para o incentivo e importância do leite materno. Com isso, a Prefeitura de Florianópolis vai realizar A Hora do Mamaço Floripa, no próximo sábado, 3 de agosto, no Parque do coqueiros. As atividades além de buscar junto aos profissionais da saúde mostrar a importância do aleitamento materno, vão contar com espaço literário, pinturas, jogos, brincadeiras, tudo voltado para a família.

Em abril de 2017, o Congresso Nacional sancionou a Lei nº 13.435/2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. A amamentação é vital para a saúde da criança, reduz os custos para as unidades de saúde, famílias e governos.

As primeiras horas de aleitamento já protegem os recém-nascidos de infecções, sendo que os riscos de doenças aumentam pela falta de amamentação, principalmente nas classes mais baixas, com dificuldades de moradia, assistência médica e saneamento básico, este três fatores são essenciais nos primeiros anos de uma criança.

As políticas públicas nos últimos anos tem buscado incentivar amamentação e dar estrutura, tanto na rede pública de saúde, quanto dentro da própria família e na comunidade, através de ongs, grupos de mães e mulheres. Comprovadamente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a amamentação melhora o desempenho diário,  frequência escolar tendo, com menos crianças doentes, e reduz o risco de câncer de mama nas mães.

A OMS orienta hospitais a terem uma política de amamentação escrita, cuidados pré-natais e pós-parto, entre eles o apoio à amamentação para mães. E recomenda o uso limitado de produtos que substituem o leite materno, alojamento conjunto, alimentação responsiva, educação dos pais sobre mamadeiras e chupetas e apoio para quando as mães e seus bebês receberem alta hospitalar.

Convidamos todos vocês para participarem do MAMAÇO Floripa 2019, dia 03/08, às 10 horas, no Parque de Coqueiros

Serviços:

O que: Mamaço Floripa 2019

Quando: 03 de agosto, às 10h

Onde: Parque Coqueiros – Av. Eng. Max de Souza, s/n – Coqueiros, Florianópolis – SC.

Luke nelson

Jornalista, redator e editor esportivo

WhatsApp chat