Ação para o cumprimento de regras sanitárias será intensa no feriado.

Compartilhe

Equipes de fiscalização e vigilância de Santa Catarina e dos municípios da região da Grande Florianópolis estarão nas ruas fiscalizando e promovendo o devido cumprimento das regras sanitárias durante o feriado prolongado de Finados.

A primeira reunião para acerto das ações foi realizada na terça-feira, 27, após alerta do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Contudo, um novo encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde, prefeituras da região, Polícia Civil, Polícia Militar, Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), Defesa Civil e vigilâncias sanitárias municipais e estadual. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Raquel Bittencourt, foi apresentado um diagnóstico do cenário atual da pandemia e dos reflexos da aglomeração registrada no feriado de 12 de outubro no número de casos diários. 

A região da capital vem apresentando alta em número de casos nos últimos dias. A última atualização do site covidometro, em 30 de outubro, indica 1.101 casos em fase de transmissão na grande Florianópolis.

Ação no fim de semana.

Sendo assim, uma ação será realizada no final de semana com foco nas praias, parques e rotas gastronômicas. “Ficou acertado que a Vigilância Sanitária irá fiscalizar restaurantes, hotéis e bares para avaliar o cumprimento das regras sanitárias referente à pandemia de Covid-19”, afirma. “A Vigilância estadual e suas regionais irão a campo durante todo o feriado para apoiar as demandas dos municípios”.

Além das ações de fiscalização, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária elaborou uma nota para orientar à população no sentido de evitar aglomerações no feriado.

A nota traz orientações para prevenção do contágio por Covid-19 no que tange, principalmente, ao acesso aos cemitérios e seus entornos. E pontua também cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Por fim, o cidadão pode denunciar aglomerações ou descumprimento de regras sanitárias. Os contatos para todas as situações você encontra no Projeto Vigia Covid.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat