A solução para tirar o orçamento do vermelho pode estar em suas mãos

Compartilhe

Cooperativa de crédito Únilos reúne dicas acessíveis e essenciais para quem precisa organizar suas finanças 

São incontáveis as situações que impactam o orçamento financeiro, a começar pelo momento econômico atual que não está facilitando para ninguém e o alto custo de vida, que exige habilidade na organização dos compromissos mensais. Quando se está no limite – como a maioria da população – é fácil ver o controle fugir das mãos por conta de uma despesa inesperada.

É aí que entra o planejamento financeiro! Mesmo sob a influência de fatores externos, que de fato podem dificultar a vida de qualquer família, a cooperativa de crédito Únilos mostra que é possível estabelecer um quadro financeiro mais sólido e seguro adotando alguns hábitos simples na sua rotina.

O gerente regional da Únilos, Julio Cesar Santos, destaca que o primeiro grande desafio é vencer a resistência e o pessimismo em relação às mudanças necessárias. “Muitas pessoas são céticas em relação aos benefícios obtidos a partir da educação e disciplina financeiras, por isso, só conseguem ver saída a partir do aumento dos ganhos, o que é um erro”, explica.

Claro que ganhar mais dinheiro é sempre bom, porém, estamos falando de situações indispensáveis à saúde financeira, independentemente do quanto você recebe por mês.

Não gaste mais do que ganha

Por mais óbvia que essa dica pareça ser, trata-se de uma questão bastante perigosa. O parcelamento de dívidas, por exemplo, pode ser um vilão silencioso se você não estabelecer o controle dessas operações. Quando nos deparamos com um gasto obrigatório, mas que excede o orçamento mensal, a tendência natural é diluir o valor em parcelas. Cinco vezes aqui, dez vezes ali e não nos damos conta de que os próximos meses já estão comprometidos.

Julio Santos reforça esses cuidados, principalmente, com o cartão de crédito. Embora seja uma das modalidades de pagamento mais populares entre os brasileiros, se não usada com consciência e responsabilidade, pode se tornar uma porta para o endividamento. “É importante que você defina um limite mensal para compras no cartão, não deixe de checar a fatura frequentemente e evite ao máximo parcelá-la para fugir das altas taxas de juros.”, explica o gerente da cooperativa. 

Agora você já sabe: sempre que assumir uma despesa à prestação, lembre-se de conferir os compromissos já adotados para não ter surpresas desagradáveis.

Encare sua realidade de frente

Se quer mudar sua realidade financeira atual, antes de tudo precisa conhecê-la de verdade. Não estamos falando daquela noção geral que se tem sobre ganhos e gastos mensais. Abra uma planilha no computador, baixe um aplicativo no celular, pegue papel e caneta e inicie o seu controle financeiro. Basicamente, comece a anotar todas as entradas e saídas de dinheiro, sem esquecer débito em conta, Pix e parcelas futuras.

Você não vai precisar viver em função do dinheiro, mas vai conseguir organizá-lo e poderá evitar inúmeros problemas. Aliás, os benefícios de uma vida financeira saudável vão além do dinheiro. Representa um nível mais alto de satisfação pessoal e melhora sua saúde mental, já que a barreira financeira é um convite ao estresse e à ansiedade. Acredite, faça seu controle e comece a ampliar seus horizontes. Lembre-se de como é bom se sentir seguro para programar gastos futuros – isso sabendo que terá condições de bancar os compromissos financeiros assumidos. 

Você no comando

Agora, com a planilha de controle nas mãos, você poderá organizar seu orçamento de forma eficiente. Ao conhecer todas as suas dívidas, você tem a oportunidade de identificar e diminuir gastos elevados ou mesmo pequenos que, somados, podem representar grandes custos ao seu bolso. Outro exercício interessante é definir seu orçamento pessoal, destinando um valor da renda mensal para cada área da sua vida e respeitando esse limite.

Com suas contas organizadas, logo você estará apto a avançar sobre a quitação das dívidas, outro passo fundamental para quem quer ter uma vida financeira mais tranquila. Sabendo exatamente do seu orçamento ficará mais fácil conversar com a instituição financeira e estabelecer uma renegociação ou até mesmo um crédito acessível para saldar outros compromissos. E não tenha receio em negociar dívidas! Ao estudar suas despesas você poderá identificar que mensalidades e serviços contratados poderiam ser mais justos. Não deixe de tentar, você tem todo o direito.

Julio Santos ressalta que nunca é tarde demais para aprimorar sua educação financeira e avisa que existe ajuda profissional acessível para isso. Por meio de cursos, palestras, atendimento consultivo e consultoria para empreendedores, a cooperativa de crédito Únilos – que faz parte do Sistema Ailos – leva muito a sério essa questão junto aos seus cooperados e colaboradores. “Ainda que as novas gerações olhem para as finanças de uma forma mais consciente, sabemos que historicamente no Brasil as pessoas não tiveram estímulo e nem acesso a esse tipo de disciplina”, reconhece. Portanto, não deixe sua organização financeira para depois, a hora de começar é agora!

Se ainda restou alguma dúvida, nós te convidamos a conhecer o Progrid, um programa criado pelo Sistema Ailos para quem quer aprender de forma fácil, rápida e sem custo. São mais de 500 cursos disponíveis que podem mudar sua vida, carreira e negócio por meio da educação. 

WhatsApp chat