A serra do Rio do rastro.

Compartilhe

Resultado de imagem para serra do rio do rastro governo

A Serra do Rio do Rastro surgiu no século XIX com a necessidade dos habitantes da região chegarem ao porto de Laguna, que no tempo do Império era de forte importância para o comércio do Rio da prata, principalmente na comercialização de produtos e alimentos.

As curvas acentuadas da serra é um dos atrativos para quem percorre o percurso de aproximadamente 8 mil metros que começa em Lauro Müller. Mirantes, cafés, são pontos de parada quase que obrigatórios, principalmente quando se chega ao ponto mais alto, aos 1495 metro no Morro da ronda, onde observa-se parte da sinuosa e encantadora estrada.

Bom Jardim da Serra, é uma cidade que fica no topo da serra, onde além da vista completa da estrada, o contato com a mata nativa, animais, a água que caí do morro são um atrativo para fotos, filmagens e contemplação.

Resultado de imagem para serra do rio do rastro governo
Fonte Rádio hiperativa FM

Coberta por mata Atlântica, fauna bem diversa, com vários tipos de felinos,  macacos (bugios, macacos-prego, saguis), quatis, pacas, mãos-peladas, tatus, tamanduás e iraras, muito comuns numa mata atlântica preservada.

A Serra do Rio do Rastro está dentro de uma área de preservação ambiental, chamado de Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, portanto todo cuidado com relação ao descarte de lixo e segurança sua e do ecossistema.

Resultado de imagem para serra do rio do rastro governo

Existe em toda extensão da estrada acostamentos e mirantes para o viajante admirar a beleza do lugar, mas obedeça rigorosamente as placas onde é proibida a passagem – com risco de queda – recentemente um visitante caiu ao tentar ultrapassar estes avisos e precisou ser resgatado pelo corpo de bombeiros, ele teve ferimentos leves.

Dias de chuva forte a sugestão é para não subir a Serra, e caso já esteja no trajeto procure parar em um local seguro.

Aproveite, é um passeio imperdível

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

One thought on “A serra do Rio do rastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat