A programação de qualidade da TV, rádio e de outras mídias.

Compartilhe

Você já ouviu alguém dizendo que a programação dos veículos de comunicação não tem mais qualidade, engano, existem sim muitas produções bastante acessíveis nas mais diversas plataformas e mídias.

TV Aberta, rádio, Sites, Youtube, Instagram, podcasts no spotify, são alguns exemplos de como produtores e profissionais das mais diversas áreas produzem conteúdos dos mais variados temas. São histórias infantis, dicas de bem-estar, psicologia para lidar com ansiedade, cultura, e muito mais.

Vamos as dicas.

TV

tv

A TV Brasil é um canal público como diversas programações, são jornais, documentários, programas infantis, e culturais tanto para quem acessa a plataforma do site ou na TV aberta.

Para quem prefere acessar via web, aqui está o link da TV Brasil, neste mesmo site você descobre como sintonizar o canal na TV aberta na sua cidade.

Um destaque vale para a programação infantil, Brinquedonautas, uma serie de animação Paraense que conta as aventuras de crianças pela Amazônia. O desenho além de estimular brincadeiras e interação com o meio ambiente, mostra a importância da inclusão social, pois os personagens, são crianças ditas “normais”, que interagem com outras com algumas limitações físicas, inclusive o personagem Tuti que possui o espectro autista.

Além do mais a TV Brasil tem também na sua grade, produções com dicas para vestibular, lendas, culinária, filmes, esporte, e muitos desenhos para todos.

TV Cultura.

A rede pública TV Cultura, é umas das principais fomentadoras de programação cultural e jornalística atrativa no Brasil. Modernizada, presente em todas as plataformas, com transmissão ao vivo de programas pelo youtube, bem como no facebook.  A TV desenvolve uma grade bastante diversa.

Dentre os destaques, sem dúvida o programa de entrevistas, Roda viva, é o mais famoso. Contudo, conta ainda com programas infantis como Cocoricó e Castelo Rá-tim-bum, o Metrópoles, Papo de mãe, Campus em ação para universitários, além de programas jornalísticos, esportivos e culturais.

Rádio.

radio

A Rádio MEC, pertencente também a rede EBC, está no ar desde 1983, com uma programação voltada para música brasileira e erudita. Presente em todas as plataformas, inclusive, por exemplo através de aplicativos e no site da emissora. Na programação você encontra programas ao vivo, entrevistas culturais, radionovelas, concertos ao vivo, além da produção de festivais.

Youtube.

youtube

A plataforma criada em 2005, hoje é uma das mais acessadas em todo mundo. Se tornar um youtuber virou febre entre jovens e adultos, quem tem algum conhecimento corre para a plataforma gerando algum conteúdo. Além do mais, o índice de busca de tutoriais por internautas nos mais diversos canais cresce a cada dia.

Listamos por exemplo cinco deles:

Manual do mundo, pra quem gosta de ciência é o canal ideal, Ibere Thenório apresenta experimentos simples, como fazer uma luneta de pvc, um motorzinho ou visita fábricas com a finalidade de mostrar cientificamente como produtos são feitos.

5 minutos psíquicos, o canal aborda o tema da saúde mental, e como lidar com os problemas diários, a exemplo de ansiedade, depressão, as diferenças, controle da raiva e o entendimento do mundo. O canal também aborda temas como racismo e preconceito.

Aviões e músicas é um canal excelente para quem ainda tem medo de voar. Os vídeos são apresentados e produzidos pelo Lito que é mecânico de aviões. Nos episódios ele desmonta mitos, e mostra como voar ainda é o meio de transporte mais seguro. Em muitos episódios Lito analisa diversos acidentes aéreos, tipo  o fatídico acidente com os Mamonas Assassinas, ou do voo da GOL 1907.

Mistério do espaço, pra quem curte astronomia o canal é excelente, pois de forma clara explica tudo a cerca de corpos celestes, e algo bem bacana que fazem é quando acontece lua cheia, ou eclipses o canal transmite tudo ao vivo por um telescópio onde o internauta pode ver detalhes da Lua por exemplo. O canal já é reconhecido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB)

Buenas ideias é o canal produzido e apresentado pelo historiador Eduardo Bueno, autor de vários livros sobre a história do Brasil, apresenta de forma lúdica e até cômica grandes fatos da do nosso País, ressaltando então que isto Não vai cair no ENEM, em uma crítica ao que não é ensinado nas escolas.

Spotify

gravacao spotify

No passado, tínhamos que comprar o disco de vinil, ou esperar a música no rádio e torcer para o locutor não falar em cima. O tempo evoluiu, chegaram os walkamans, cds, discman, e mais tarde os mini players de mp3.

Contudo, quando chegou o spotify muita gente substituiu todas estas tecnologias, é bem simples, cria-se uma conta, que te dá acesso as músicas na plataforma.

O Spotify também permite que usuários publiquem seus podcasts, modalidade que está tendo um crescimento neste últimos meses.

Destacamos alguns.

Imagine só – Histórias para crianças – É um podcast com histórias infantis que estimula a criatividade e imaginação

Inglês do zero – destinado a pessoas que tem dificuldade em aprender sozinho com dicas valiosas sobre a língua inglesa, ensina com um jeito descontraído e metodologia fácil.

Acalmando a mente – Um podcast de meditação guiada para quem deseja relaxar e cuidar de si

Histórias de futebol – Com uma visão particular o autor narra as vivências emocionantes vividas em partidas de futebol.

Aí vai uma história – Personagens fantásticos desenvolvido a partir da criatividade e emoção para o público infantil.

Enfim, estas são nossas dicas, aproveite, e lembre-se tem programação de muita qualidade em vários formatos é só procurar que acha.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat