A Praia dos Ingleses, lendas e diversão no norte da ilha.
A praia dos ingleses, turismo e lendas do norte da ilha.
A praia dos Ingleses com seus quase 5km de extensão, localizada no norte da ilha de Florianópolis é uma das mais badaladas praias da ilha. Com temperatura da água agradável, e mar aberto, as ondas as vezes são fortes, mas a maioria do tempo com mar tranquilo.
Segundo a Prefeitura de Florianópolis, os Ingleses é um bairro que conta com aproximadamente 30 mil moradores, no entanto, no verão essa população dobra. O comércio forte, com restaurantes, bares, lojas de roupas, eletrônicos e supermercados é um dos atrativos para turistas, além de moradores.
Para o turista, nada vai faltar com relação a estrutura. A região está perto de praias como, Santinho, Canasvieiras, Jurerê, Cachoeira do bom Jesus e Praia Brava.

Contudo, o bairro tem fama de ter mais Argentinos e Gaúchos do que propriamente catarinenses, claro que é uma curtição dos manezinhos da ilha. No entanto, no centrinho onde está a principal zona comercial, é visível os comércio de pessoas vindas de outros estados.
A região nos últimos anos tem crescido em investimentos imobiliários, tanto para venda de imóveis, como para o aluguel de temporada. Existem ofertas de imóveis baratos mas que estão em regiões não legalizadas, portanto não se empolgue com opções muito fáceis.
Caso queira comprar um imóvel, busque uma imobiliária ou um corretor.
Atrações dos Ingleses.
Além da diversão na praia, o visitante que chega ao bairro e também deve conhecer as dunas de onde pode se ver parte da praia e praticar o skibunda, a trilha da feiticeira que dá acesso a praia brava, o morro dos ingleses na divisa com a praia do Santinho, além do parque arqueológico com inscrições rupestres e objetos pré-coloniais.
Se tu diz
Existem várias lendas sobre o nome da Praia se chamar Ingleses, uma delas, diz que o pirata Inglês Thomas Frinn navegando por aquela aquela região, e necessitando de mantimentos após uma batalha, foi capturado em 1687 por Dias Velho.
O curioso é que Frinn foi preso, enviado para Santos. No entanto, depois de solto voltou para Nossa Senhora do Desterro, e matou o bandeirante Francisco Dias Velho onde hoje é a catedral metropolitana de Florianópolis.

Outra lenda, diz que um navio inglês encalhou na região por volta de 1831. Sendo assim, a tripulação permaneceu na ilha, vivendo da agricultura e da pesca.
A partir do século XVIII os açorianos chegaram a região. Dividas em freguesias, e depois em intendências, como o São João do Rio vermelho, e logo os Ingleses, a ilha teve forte influência da cultura dos Açores, na pesca, artesanato e arquitetura.
Por fim, existem registros de botijas, quilhas e lemes encontradas em 1989 pelo mergulhador Alexandre Vianna e que estão preservadas no Costão do Santinho.