10 dicas para um verão saudável.

Compartilhe

Chegou o verão, época de muito calor, dias longos, férias, praia, parques, diversão, mas para curtir este período com saúde e sem problemas preparamos 10 dicas para aproveitar cada dia da estação. Vamos lá!

1 – Beba bastante água.

Por mais lógico que pareça muita gente esquece de beber água, principalmente no verão, a dica é ingerir pelo menos 2 litros de água, se hidratar ajuda a pele, diminui o cansaço, ajuda os rins e mantém a temperatura.

2 – Use protetor solar.

Por mais que você não goste de praia ou atividades ao ar livre é sempre recomendado usar protetor solar durante o verão, ao sairmos na rua, pegar um ônibus, estar com os braços, rosto e pernas expostos estamos propensos aos raios solares, pra quem curte a praia ou piscina o ideal é o sol da manhã passando o protetor solar, o bronzeado é muito  bonito, mas cuidado, pode gerar problemas no futuro. O uso de óculos de sol, bonés, chapéus ajudam na proteção.

3 – Faça atividade física.

A estação é ótima para caminhar, andar de bicicleta, nadar, meditar, a atividade física é essencial para manter o corpo são, procure grupos, amigos que gostem de praticar esportes e divirta-se.

4 – Coma frutas e verduras

Frutas ajudam na hidratação, melancia, uva, laranja, maçã, açaí, kiwi, são ideais durante o verão, trocar frituras por verduras também ajuda a ter uma alimentação mais saudável.

5 – Aproveite para passear

Os dias longos, claros e ensolarados são convidativos para os passeios com a família e amigos, aproveite, em todas cidades existem muitas atividades gratuitas durante o verão.

6 – Proteja-se

Durante o verão, principalmente em cidades litorâneas a incidência de temporais ao final do dia é muito comum, portanto quando ver um temporal se formando, proteja-se, saia da praia e busque abrigo em lugares cobertos e seguros, nunca embaixo de árvores, se estiver dirigindo pare em um lugar protegido.

7 – Cuide do meio ambiente

Cuidado com o lixo que produz, essa dica vale para o ano todo, mas no verão, quando a euforia é maior é necessária mais atenção, portanto cuidado com o que gera de lixo, procure sempre lixeiras para o descarte, se houver separação do que é orgânico, plástico e descartável melhor ainda, e evite o desperdício.

8 – Atenção com animais

Hidrate e alimente bem seus animais, deixe-os sempre em locais frescos, dê banhos regularmente e se for sair de férias e não poder leva-los deixe com alguém que possa cuidar dos bichinhos.

9 – Atenção ao consumo de bebidas alcoólicas.

Se for beber, não dirija, por mais que seja lógico muita gente ainda comete esta imprudência, você pode causar acidentes fatais, pegar uma multa salgada e ainda perder sua CNH. Vá de táxi, transporte via aplicativos, mais jamais dirija embrigado, você quer aproveitar este e o próximo verão, estou certo?

10 – Cuidado com as crianças e idosos.

Praias, piscinas e parques estão sempre lotados nesta época, mas muito cuidado ao entrar no mar ou piscinas com idosos e crianças, fique sempre de olho, qualquer vacilo pode causar um risco de afogamento, uma queda ou perder de vista, principalmente crianças. Neste caso, fique atento onde estão os guarda vidas ou policiais.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat